58º programa OS ASTROS NA RADIO, com o tema "Kiron e a fase dos 50 anos"


O ser humano tem uma estrutura muito complexa.
Além da sua constituição do ponto de vista energético, posso citar diretamente a constituição do ponto de vista bio-fisiológico, com o funcionamento dos sistemas orgânicos, nervosos, do endócrino e do imunológico;
a complexidade desse ‘organismo vivo’ (como um todo)  permite nos perceber e expressar como e quanto é complicada a questão do ego versus a possível consciência de si, ao alcance do indivíduo como tal.


Se somarmos a essa percepção o fato de que usualmente ninguém vive sozinho, no sentido de que depende de um grupo familiar para nascer, crescer etc
e do grupo social para se relacionar e exercer atividades profissionais, é facilmente aceitável que o contato de um indivíduo consigo mesmo (com o seu interior, os seus recursos, as suas qualidades e talentos, bem como as suas limitações, — aí incluída a sua carga genética) não pode ser mecânico, mas sim, depende de um esforço consciente e (de preferência) consistente ao longo da sua vida.

Assim sendo, o contato e vínculo de um indivíduo com o seu processo de individuação – que inclui a questão da saúde, num sentido amplo – depende do reconhecimento e do interesse pelo seu ser interior.
Saliente-se que esse interesse reflete um processo dinâmico, que pode iniciar se em qualquer época da vida da pessoa, desde muito cedo até muito tarde. Independentemente disso – e enquanto isso, salvo exceções – o indivíduo se percebe de existir dentro do grupo familiar e de um grupo social, nos quais deve desempenhar funções, que requerem a sua participação no mundo exterior.

Em decorrência, o modo e a forma como a pessoa se relaciona consigo mesmo e com o mundo que o cerca refletem a dinâmica do processo do seu bem-estar, que inclui a questão de sua saúde (no sentido amplo).
Caso a pessoa reconheça a necessidade do contato e vivência (do e) com o seu ser interior, poderá colocar-se diante do processo que se tem chamado de metanoia (uma mudança do processo mental, um voltar-se para uma nova direção, para a Luz), o qual conduzirá a um descompromisso em relação à identificação (pura e exclusiva) com o mundo material e a um compromisso num processo de amadurecimento individual (ou individuação, no sentido estrito), o qual em última instância poderá conduzir à religação com o Self ( EU).

E podemos acrescentar que o desenvolvimento do ego na direção da totalidade só vai ser conseguido com a integração do corpo nesse processo, integração essa que implicará o equacionamento da referida questão da saúde.
Um sintoma, qualquer que seja, quando visto como símbolo, expressa a necessidade de integrar um elemento novo ou reprimido na consciência.

Fatores como sentimentalismo da personalidade, eficiência a todo custo, engrandecimento do poder e simples fervor religioso são fatores atuais que podem levar a doenças, inclusivamente as cardíacas.
Para a pessoa, o infarto (que vem de farto, farctus = estufado, cheio) revela que o coração do homem moderno está congestionado pelas riquezas que não entraram em circulação, ou que foram constrangidas por estreitamentos, não tendo permissão para passar, riquezas estas que vêm do mundo da fantasia e da imaginação.

Poderíamos dizer que o ego, ao não dar passagem aos conteúdos inconscientes, aumenta a tensão interna, gerando angústia e ansiedades.
Quando esses conteúdos estão associados a conflitos amorosos, por exemplo, o resultado pode ser uma sensação de disritmia e desarmonia amorosa.
O coração doente expressa tanto a dissociação do ego com o seu centro amoroso como a necessidade de religá-lo ao Self, para que a harmonia possa retornar.

Portanto, essa focagem na religação do ego com o Self é fundamental para o estabelecimento do bem-estar da pessoa – visto de maneira abrangente – e da sua saúde em particular, pois ele possibilitará o desenvolvimento do processo de individuação (Jung), que é importante para o ser humano.
Ou seja, uma vez que o processo de individuar-se, de tornar-se o que a pessoa realmente é, resulta da interação do indivíduo também com o coletivo, quanto melhor essa sintonia com a própria essência, melhor o contato com o mundo ao redor — e o equilíbrio do ser integral se estabelece.

No meu trabalho como terapeuta, ao levar em conta o aspecto simbólico da doença orgânica, faz com que o meu consultante entre em contato com imagens que emergem de seu inconsciente coletivo e pessoal, criando, deste modo, condições para uma compreensão mais profunda do dinamismo que se encontra alterado.
Assim sendo, a relação do consultante com a sua doença e recuperação está intimamente ligada ao seu processo simbólico.

Por outro lado, a inconsciência do significado simbólico dos problemas interiores mostra a nossa resistência em lidar com o dinamismo psíquico.
Em consequência, posso verificar que o sintoma corporal é um símbolo que expressa uma dissociação e revela um caminho.
Depende do ego e se ele vai ser compreendido, isto é, se vai ser dado um significado ou se vai continuar ser visto como algo que tem de ser eliminado ou ignorado.
Essa eliminação, sem a consciência do significado, traz uma alta probabilidade de um sintoma aparecer e reaparecer, como atestam os inúmeros casos recorrentes de úlceras e doenças cardíacas, entre outros.

“A bússola do ego em direção à totalidade é dada pelo símbolo.
Um desvio de rota também é revelado pelo símbolo e representado, com freqüência, pelo sofrimento.
Mas, assim como o símbolo aponta o erro, pelo sofrimento envolvido, também aponta, pela compreensão de seu significado, a correção a ser feita, isto é, o que deve ser sacrificado e revisto.
Entretanto, simplesmente pela forma com que um símbolo se apresenta (doença ou saúde), não podemos dizer se ele aponta para a necessidade de uma correção ou se revela uma próxima etapa a ser atingida no desenvolvimento normal.
Em geral, as intenções se misturam e de início a consciência não as discrimina.”

De um modo geral, os processos terapêuticos procuram diagnosticar o maior número possível de elementos que restrinjam a resposta natural do ser, desbloquear as suas restrições, encorajá-lo a confrontar os seus desafios e desenvolver os seus talentos e, em última instância, ajudá-lo a se situar na expressão espontânea da sua energia vital.
Nesse sentido, um estudo astrológico (que deve incluir a análise do mapa natal, de progressões e de trânsitos num dado momento) pode ajudar de maneira inestimável o consultante;
Quíron, metanóia e consciência
Tendo como referência os ciclos planetários considerados mais importantes (de Saturno a Plutão, passando por Quíron) –, do ponto de vista dos desafios, ou seja, das crises propiciadas pelas quadraturas, oposições e retornos, — pode-se perceber que todos passam por notáveis influências na década dos 40 aos 50 anos, porque então se
40 anos = oposição de Úrano em trânsito a Úrano natal;

42/43 anos = quadratura de Neptuno em trânsito com Neptuno natal;

44/45 anos = segunda oposição de Saturno em trânsito a Saturno natal;

45/46 anos = quadratura de Plutão em trânsito com Plutão natal…

De um modo geral, pode-se dizer que quem teve ou tiver boas sintonias ao longo dessa década, chegará aos 50 anos a sentir uma espécie de renascimento, que ocorre logo após um dos retornos de Júpiter (aos 48 anos); e é por isso que mais adiante vou falar em redireccionamento, que tem a ver com a metanóia .

E então, é aqui que se pode incluir o desafio de Quíron, cuja órbita se situa a maior parte do tempo entre a de Saturno e a de Urano, constituindo basicamente uma ‘ponte’ entre ambos e cujo ciclo (retorno) se dá por volta dos 51 anos da pessoa; como a sua órbita é bastante excêntrica e segue uma elipse, passa muito mais tempo em alguns signos do que em outros, razão pela qual as suas quadraturas e oposições variam muito em percurso (tempo), dependendo do ‘lado’ do Zodíaco em que se encontra .

Assim sendo, do ponto de vista da ‘cura’ do ser humano, a ‘chacoalhada’ final (esticando aquela década para cerca de 11 anos) se dá com esse retorno de Quíron.
Quíron descreve o tipo de conexão existente entre o indivíduo e o seu sofrimento interno, bem como um caminho passível de levá-lo à cura… e também descreve a natureza da cura que a pessoa pode oferecer aos outros.
Essa faculdade é observada quer a pessoa trabalhe ou não profissionalmente no campo da cura, porquanto trata-se mais de uma qualidade natural, de uma manifestação, do que de uma técnica aprendida’.

Desta forma, Quíron indica o ‘curador ferido’, a área onde sentimos medo (o que também é representado por Saturno) ou onde sofremos dor ou danos, mas, se processado e compreendido adequadamente, podemos aprender muito com Kiron: ou seja, para dissolver a nossa dor existencial, podemos desenvolver a nossa ‘metade superior’ (dharma) à custa da ‘metade inferior’ (karma), o que nos remete à própria imagem de Quíron, cuja metade superior era representada pelo curador sábio, e a metade inferior, pelo animal ferido.
O glifo de Quíron parece uma ‘chave’, que pode ser interpretada como a chave para a busca da transmutação / transformação pessoal; e ela expressa que ele é estreitamente ligado com seu meio-irmão Júpiter, o tradicional regente de Sagitário e da Casa Nove – áreas do mapa astral ligadas com buscas de todos os tipos.

Por outro lado, é evidente que Quíron, como qualquer corpo ou ponto no nosso mapa natal, percorre por trânsito toda a circunferência, portanto fazendo aspectos diversos com todos os outros corpos e pontos.
Assim sendo, ele pode ser levado em conta em qualquer estudo astrológico que analise de forma mais aprofundada a pessoa com os significados mais profundos da vida, razão pela qual também deve ser levado em conta nos estudos de saúde, aqui considerada como o equilíbrio dinâmico resultante da sintonia básica do mesmo com o Divino (a sua origem e destino como Ser).
 ‘os trânsitos planetários são uma oportunidade de acelerar as vibrações com o crescimento.
É a nossa resposta celular à própria vida e, se conseguimos evitar o trabalho de um dos trânsitos, começamos a morrer naquele ponto.’
O primeiro retorno de Saturno dinamiza uma ‘crise física’; a oposição de Úrano em trânsito com Úrano natal, uma ‘crise emocional’.
E o retorno de Quíron, a ‘crise da consciência’, o que confere um significado especial para esse retorno e a época correspondente, na vida das pessoas.

É importante destacar ainda que, sendo o tempo orbital de Quíron nos signos bastante variável, e estando ele atualmente no signo de Peixe, começou recentemente a percorrer a parte mais longa daquele tempo orbital (que é completado por, carneiro e Touro:
entrará no signo de Gêmeos apenas em maio/2034, o que significa que vai estar a ocupar os signos  de Aquário a Touro durante 29 anos, ou seja, nos quatro signos em questão ele vai demorar cerca de 56% do total do seu tempo orbital ).


Além disso, é importante ainda ressaltar que, estando o Ascendente do mapa da descoberta de Quíron em 1977 a 26°04’ de Sagitário, está ele em conjunção com o centro de nossa galáxia (atualmente a 26°56’), e que Plutão atingiu esse grau (26° de Sagitário) em fevereiro do ano (2006), o que nos permite interpretar que o poder transformativo representado por Plutão atualmente está transmitindo um influxo especial para Quíron, conferindo a este um maior poder de transformação).
Para enriquecer ainda mais esses significados, destaca-se que o símbolo sabiano para a posição de Quíron no mapa da sua descoberta (a 03°09’ de Touro) menciona ‘o pote de ouro no fim do arco-íris’; dá a chave para esse significado, como a plenitude que flui da conexão com a natureza celestial (ou divina), e sugere que aponta para algum tipo de transmutação da matéria.

Assim sendo, é fácil perceber que Quíron está atualmente a contribuir para que as pessoas imprimam um redirecionamento nas suas vidas, voltando-se mais para os focos relacionados com o mundo interior, do amadurecimento como indivíduos e seres humanos – e portanto do desenvolvimento (e evolução) das suas consciências.
Conforme disse anteriormente, é natural que se espere mais o que acaba de ser apontado, de pessoas que já tenham passado pelo retorno de Quíron.
Em qualquer caso, entretanto, o potencial do indivíduo deve ser examinado no seu mapa natal e nos trânsitos mencionados, com destaque para a colocação de Quíron (por signo e Casa) e os aspectos que ele tenha com os demais pontos do mapa; e também a progressão por arco solar e o trânsito atualizado (incluindo signo, Casa e aspectos, conforme citado anteriormente): tal estudo, completo, poderá fornecer as diretrizes para a dinâmica do processo, o qual, em última análise, deve conduzir para a realização do indivíduo como Ser Humano.
          jorge freitas
          Data: 03-08-1956 05:00:00
          Porto  Latitude: 41 N 11  Longitude: 8 W 36
Kiron na casa 1,

Kiron na casa 1 aponta dificuldades relacionadas com a auto-imagem ou com o próprio corpo.
Pode tratar-se de uma deficiência física ou um trauma psicológico e isso inibe a expressão e a auto estima, principalmente quando está conjunto ao ascendente.
O J. sente uma forte necessidade de ajudar as pessoas deficientes ou desprotegidas, porque assim consegue compreender e superar a sua própria dor.
O J. se dispõe a lutar pelos que se sentem oprimidos, negligenciando a si próprio.
Pode ser também aquele sábio conselheiro sobre hábitos de saúde mas que tem dificuldade em seguir os seus próprios conselhos.
O truque aqui, é dar conselho a si mesmo.
kiron na casa 1 confere talento e habilidade para ser um professor que ensina os outros a fazer algo melhor do que ele faz.
Por exemplo: precisa de um parceiro (a) para sentir que existe.
São pessoas que não devem viver sozinhas.
Essa é uma configuração perfeita para o treinador que ensina proezas atléticas que ele mesmo nunca poderia fazer.
Existe aqui um medo da própria vida, a pessoa não se sente no direito de ser, só se sente vivo quando pode fazer algo por alguém, pelo benefício do outro, se reflete nos outros, acaba se limitando, achando que só pelos outros vale a pena viver e lutar.
Por vezes age sem pensar, de uma maneira emocional.
Pode sentir várias vezes necessidade de desistir da vida. Por algum motivo , talvez da infância, houve bloqueios na sua forma de se exprimir, se mostrar, tomar atitudes, algum tipo de repressão, um tipo de conduta disciplinada que o bloqueou.
Isso pode ter gerado o sentimento de culpa de ser o que é, de desejar.
Sentimentos reprimidos que podem ter gerado a ira, a impotência.
Pode ter sido reprimido com métodos agressivos, que interferiu na sua auto-estima, e começa a depositar nos outros a sua razão de viver.
Ser aceito, ter que agradar.
Os resultados desses traumas também podem gerar o oposto, a necessidade de agir, ser único, e primeiro em alguma área, utilizando toda a energia numa causa.
Mas isso pode ser apenas um disfarce que mais cedo ou mais tarde cai, e se isso acontecer aparece o desejo de se autodestruir, desistir da vida por não se sentir importante para ninguém.
Por vezes existe uma resistência para começar, pode ter tido algum problema no parto que provocou isso. Necessita encontrar a sua identidade, fazer tarefas que provem da sua capacidade.
Procurar entusiasmo no que faz por si mesmo.
Cuidar do seu corpo, sem se culpar.
Grande número de terapeutas nasce com essa configuração, possuem a habilidade de cura, principalmente com a área infantil, capacitando as pessoas a entenderem a sua própria incapacidade diante do universo.
Procurar a identidade é uma luta sem fim, somente quando desistir desse aspecto, e aceitar-se como mais um grão de areia no oceano, poderá descobrir a sua força.
O J. é intuitivo, e ao mesmo tempo inovador, para tratar das necessidades dos outros.
Quíron na 1 sugere um poder de atração normal que o nativo desconhece, mesmo que o J. se sinta desconfortável com seu corpo físico, ou menor que os outros.
A sua missão pessoal é descobrir a sua riqueza interior, e esquecer os traumas vividos.
O J. encontrará a cura ajudando outras pessoas a descobrirem a sua força interior.
Quiron na 1 as feridas podem aparecer bem cedo na vida, pode ser de um parto difícil, de uma doença na infância.
Alguma coisa atrapalhou as suas necessidades de conforto carinho.
O J. sente alguma limitação consigo mesmo que tem que ultrapassar.
Uma forma de usar kiron nessa posição seria a ajudar os outros a trabalhar com os seus problemas.
Kiron em Aquário
Aquário - é regido por Urano, ou seja, o uso de galvanizar a vontade humana para o serviço universal.
Sofre intensamente com as restrições externas à sua liberdade e ao lidar com figuras que representam algum tipo de autoridade.
Tende a desiludir-se profundamente ao ver que a vida não corre de acordo com seus ideais espirituais e sociais. Aceitar as limitações (suas e dos outros) e conciliar a liberdade individual com as obrigações impostas pelo coletivo são lições a serem aprendidas.
Pode usar as suas idéias inovadoras para contribuir para o bem estar da sociedade.
Também tem dificuldade em aceitar as responsabilidades necessárias na conquista de liberdade e esta liberdade não se agrega a qualquer ação positiva, útil.
Existe também grande vulnerabilidade ao Inconsciente Coletivo, trazida do seu passado, isto na esfera dos objetivos ou idéias, que normalmente não devem ser confundidos com metas ou ideais.
Pode adotar vários sistemas de pensamento e depois mudar de opinião com a mesma rapidez que os abraçou.
O J. deve se pautar por agendamentos e disciplina mental para que não se deixe espaços para pensamentos que não visam o seu desenvolvimento como indivíduo dentro da sociedade.
Com disciplina, maturidade social, responsabilidade, compromissos (atributos de Saturno, equilibrador de Aquário) pode-se evidenciar grandes potenciais, que podem ser extremamente úteis para a coletividade.
Embora tema os compromissos e a responsabilidade como se estas fossem uma espécie de morte, é através dos mesmos, que se desenvolve a sua transmutação.
Embora possa saber como as coisas poderiam melhorar, também precisa aprender a ser humilde para que as suas novas idéias, não venham a se concretizar carregadas de rigidez, tanto as que deu lugar, pois se consomem na sua própria sombra.
Há a necessidade, pela combinação desejável de Saturno e Urano, que o velho forme uma aliança com o novo, em busca do perfeito e ilimitado.
Neste posicionamento pode haver aversão pela sociedade.
Dificilmente aceita qualquer forma de crítica, ainda que construtiva, tendendo ao escapismo, quando a realidade se demonstra forçando uma necessária transformação.
Normalmente a ânsia de ter um pensamento independente, carece de bom senso, senso-comum, mascarando apenas uma rebeldia sem fundamento, dispersante de energia de si e dos outros.
As dádivas deste posicionamento residem nas obrigações com relação aos seus familiares, que a vida lhe impõe, até que advenha a clareza, o desapego, e a capacidade de visualizar rumos melhores para o coletivo.
Tais dons ainda tem de serem postos em prática com a devida aceitação dos limites dos outros, e pela humildade adquirida com o próprio sofrimento e a aceitação das imperfeições inerentes da vida.

Kiron influencia diretamente sobre os amigos, as esperanças, projetos e desejos.
Pode haver dificuldade em ter ou manter os amigos, ou pode criar o medo de multidões ou grupos.
Também ao contrário, pode procurar participar compulsivamente de grupos, associações de classe, especialmente grupos que querem mudar a sociedade a fim de compensar medos interiores da solidão.

Quando a pessoa faz amigos apenas para não ficar só, pode ter muitos amigos, mas a maioria dos amigos apenas ambicionam aproveitar da sua amizade. Frequentemente pode ser o conselheiro dos amigos, porque isso lhe dá uma sensação de controle.
Mas também, pode ser aquele que sempre procura a opinião e conselho dos amigos a fim de compensar uma carência psicológica que parece nunca ser preenchida.

Kiron em Aquário também pode ser um gênio que ajuda os outros a expressar a sua genialidade.
Pode ter uma especialidade totalmente nova, revolucionária, chocante e ideias bizarras que ainda não foram apresentadas à sociedade.
Podem ser ideias radicais, novos sistemas de pensamento ou rejeitar ideias novas.
Kiron é a ponte entre o que é velho e conservador (Saturno) e o que é inovação (Urano).
Assim O J. não deve apegar-se ao que é velho, mas gradativamente ir criando coisas novas, misturando o antigo com o novo, é a solução para lidar com kiron em aquário.
O seu Ascendente é Aquário
O regente do Ascendente é Saturno na Casa 10 em Sagitário

Saturno na Casa X - As suas grandes ambições profissionais são certamente realizáveis. Mas muita cautela; quanto maior a subida maior é a queda. Tem de ter demasiado cuidado em relação aos princípios que norteiam o meio em que está inserido.

Saturno em Sagitário - Intelectual, disciplinado e de pensamento profundo. Procura tornar-se uma autoridade com o devido reconhecimento em áreas como filosofia, direito, religião ou educação superior. Habitue-se a sujeitar-se às críticas dos outros.

Lua na Casa 12 em SEXTIL a
Saturno na Casa 10
Sextil Lua = Saturno - Tem bom senso, paciência e muita moderação. Junta estas qualidades à sua perspicácia para os negócios e vai construindo, passo-a-passo, não um império, uma sólida posição financeira.

Saturno na Casa 10 em TRÍGONO a
Úrano na Casa 6
Trígono Saturno = Úrano - Uma grande capacidade para aliar o espírito inventivo e original a métodos sistemáticos. Revela também o seu senso prático para saber tirar partido da sua controlada capacidade inventiva.

Saturno na Casa 10 em SEXTIL a
Ascendente na Casa 1
Sextil Saturno = Ascendente - Desperta sentimentos de respeito e admiração nos outros pela rectidão do seu comportamento.

Ascendente: 01ºAQU 40'26" no  1 º Decanato (Aquário)
ASCENDENTE AQUÁRIO
Tenha presente que Aquário é um signo de ar embora seja representado pelo aguadeiro derramando a sabedoria (a água) sobre a terra (a humanidade).
O espírito inovador, inventivo e inconformista de Urano faz dos aquarianos os verdadeiros motores do progresso em todos os sentidos. Dada a sua grande capacidade de inovar e cortar com o que é velho e ultrapassado o aquariano torna-se consequente com os seus novos pontos de vista o que leva muitas vezes erradamente a pensar que não sabe o que quer.
Por outro lado o aquariano é o símbolo da fraternidade. Um dos seus maiores objetivos na vida é contribuir para o bem-estar da humanidade. É de ideias muitas vezes consideradas como excêntricas, determinado e teimoso; dificilmente inabalável no seu comportamento de "eu é que sei" o que pode criar desavenças nos grupos de pessoas em que se insere, grupos esses de que necessita " como peixe de água".
No entanto não é por razões de segurança de qualquer ordem que necessita de viver em grupo; é só por instinto gregário. Não é ambicioso e o dinheiro que procura ganhar é para admirar a vida num lugar ao sol. A prática do desporto nada lhes diz. 
Prefere atividades intelectuais.
Ascendente em Aquário, Úrano na Casa 6
No momento de seu nascimento, o signo zodiacal de Aquário estava ascendendo no horizonte.
Seu regente, Úrano, está situado na Casa 6.
Muito humanitário, você nasceu com o dom da empatia, da originalidade e do refinamento no trato com as pessoas. Entre suas características está a capacidade de compreender empaticamente a natureza humana. Infelizmente, nem sempre você dá ouvidos à sua intuição, mostrando-se racionalista quando é necessário agir com rapidez e determinação.
Embora seja bom e gentil, o aquariano típico costuma deixar-se "desvirtuar" por amizades excêntricas e bizarras.
Seus gostos são sofisticados e seu poder de discriminação é bom.
Sua inclinação natural pelo lado esotérico e místico da vida pode levá-lo à clarividência.
Essencialmente um amante da liberdade, o J. não mede esforços na realização desse desejo.
Embora aparentemente possa mudar muito, a sua vida se orienta por princípios muito definidos e fixos, um dos quais é a constante necessidade de liberdade pessoal.
No amor, é um tanto peculiar: pode sentir-se emocionalmente atraído por alguém com muita facilidade e, no entanto, terminar de repente o relacionamento.
Como inventor, o J. é imbatível.
O problema é que, às vezes, não tem a capacidade prática de implementar as suas criações. Profissionalmente, poderá sair-se bem em qualquer das seguintes áreas: ciência, eletricidade, fotografia e rádio.
Este posicionamento de Urano denota rebeldia diante do trabalho e das convenções legais.
O J. é propenso a uma grande sensibilidade mediúnica.
A sua atitude rebelde no trabalho pode criar-lhe dificuldades com os colegas.

O Signo Solar é Peixes com o Sol a 17ºPIX37'
Extremamente sensível aos pensamentos e sentimentos alheios.
Luta por fazer as coisas acertadamente mas não faz nada com grande empenhamento por falta de força de vontade.
Prefere acomodar-se às situações do que lutar por alterá-las ainda que isso interfira com os seus direitos. Não tem ambições por bens materiais.
A sua maior preocupação é com o bem-estar dos outros por ser muito sensível ao sofrimento humano ao ponto do sacrifício.
Sol em Peixes, Lua em Capricórnio
Esta combinação astrológica não pressagia muita harmonia entre forças opostas: é provável que sua individualidade íntima seja obscurecida pela personalidade exterior, que está presa à busca material. A individualidade é extremamente receptiva e atraída pelo efêmero e pelo insubstancial, mas a personalidade, motivada pelo material, é ambiciosa e prudente nas questões financeiras e comerciais.
Por causa dessa luta interior entre tendências divergentes, vale a pena você procurar levar uma vida ativa.
Na verdade, o J. tende mais à vida pública que à vida privada.
O J é essencialmente orgulhoso e ambicioso, aplicando-se com diligência e responsabilidade às atividades do dia-a-dia. No amor, você não costuma ser muito demonstrativo. A personalidade que você projeta é sóbria, tranqüila e controlada. O segredo para uma existência mais harmoniosa está em usar sua força de caráter e seu poder pessoal para fazer o bem. Você poderá beneficiar o público se usar bem esses recursos.

2 - TEMPERAMENTO

Preponderância dos elementos Seco e Frio.
Temperamento melancólico, linfático-nervoso.
Não está aberto a impressões ligeiras e superficiais, mas qualquer coisa de mais forte cria marcas profundas ao longo de muito tempo. O que conseguir tocar as suas emoções criará raízes profundas na sua mente e determinará o enquadramento do seu raciocínio.
Geralmente é cauteloso e, muitas vezes, desconfiado. É sério, por vezes quase sombrio, preocupando-se muito com o futuro o que o leva a tornar-se sovina, avarento mesmo.
No amor e na amizade é verdadeiro mas tende para o ciúme.
É marcado  pela responsabilidade, estrutura e pontualidade e espera que os outros se comportem da mesma forma.
Imiscuído num projecto assume-o de tal forma que passa a fazer parte dele.
Evita divertimentos ruidosos. Procura a solidão, a comunhão com a natureza e com dois ou três amigos.
Em circunstâncias extremas pode tornar-se misantropo e depressivo.

Sendo tenso e introvertido é cauteloso, de uma natureza reflectiva e, normalmente, sempre em guarda, não se evidenciando muito, dado a reflexões, comportamento planeado e sistematizado, reservado, muitas vezes assustadiço e de embaraço e outras de inconsiderável insociabilidade.
Paciente em todos os projectos,  tenaz e obstinado, por vezes fanático ou mesmo tacanho.


3 - ADAPTABILIDADE e ESPÍRITO DE INICIATIVA

Avesso a mudanças e olha com desconfiança para os outros que não procedam da mesma forma.
Os seus objectivos são atingidos através da perseverança e da determinação. O que importa é o futuro a longo prazo, para o qual traçam planos bem delineados, e não o imediato. Firmeza de carácter e grande constância nos seus hábitos.
"Se eu mudar esta agulha que implicações isso poderá ter nos meus propósitos futuros?". Mudar não será fácil mas quando mudar mudará com convicção.

5 - O AMBIENTE PREFERIDO

Embora não haja uma diferença substancial entre o hemisfério Superior e o Inferior da carta ainda assim é notável uma força ligeiramente maior no Hemisfério Superior.
Nascido para estar na ribalta e para atingir o sucesso através da vida social e pública. Ao ponto de ter necessidade de estar seguro de que isso é feito sem prejuízo daqueles que ama. E é desta exposição da sua pessoa e da participação aberta no teatro da vida que aprende mais sobre si próprio e sobre o seu papel social.
A sua atitude objectiva perante a vida mais tarde ou mais cedo, em maior ou menor grau, acabará por ser reconhecida e recompensada.


6 - AINDA SOBRE O COMPORTAMENTO

Autoconfiança e plena consciência do seu sentido de independência.
Bons mecanismos de sobrevivência e capacidade para organizar a sua própria vida.

Luta por, de alguma forma, deixar a sua marca no mundo.
Isso pode ser benéfico mas poder-se-á tornar altamente prejudicial se transformar um ideal numa obsessão

9 - CASAS MAIS FORTES
A Casa  1  é uma casa com força e regida por Saturno
O Ascendente espelha, regra geral,  a sua personalidade. Como se mostra ao mundo. As suas recordações conscientes de infância. A aparência física e psicológica muito marcada pelo astro que dispõe esta casa porque ainda mais importante que o Ascendente são o astro que rege esse signo e a casa que ele rege que lhe diz como ele se manifesta através de uma área da sua vida.

A Casa  12  é uma casa com força e regida por Saturno
Recursos e motivações ocultas; actividades clandestinas; tudo aquilo que quer esconder dos outros ou de si mesmo. Iluminação espiritual. Os tabus que lhe incutiram.


10 - SIGNOS MAIS FORTES
Escorpião é um signo com força.
A regência destes dois planetas aliada à exaltação de Urano neste signo fixo faz dele o signo mais poderoso de todo o Mapa. Urano confere-lhe uma capacidade de transformação a todos os níveis. Marte e Plutão num signo fixo conferem-lhe um determinismo a toda a prova. Grande empenhamento e responsabilidade em tudo o que se envolva, bem como um acurado sentido de justiça. Impiedoso em caso de luta que evita a qualquer custo. É provável que seja  robusto e que tenha um grande magnetismo pessoal. Gosto pela investigação. Se espiritualmente desenvolvido é capaz de captar forças naturais que empenhadas nos seus actos produzem resultados inacreditáveis.

Capricórnio é um signo com força.
A regência de Saturno faz do capricorniano taciturno mas extremamente responsável firme e seguro. Grande apreço pela lei e pela ordem estabelecidas.  Actua mais pela intuição e pela experiência que pelo raciocínio. É indispensável que tenha algo com que se responsabilizar quer seja de carácter administrativo,  político ou intelectual; se ele não é o chefe mais dia menos dia vai tomar o lugar dele para espanto de todos. O dinheiro é ganho como forma de precaver o futuro mas com tal obsessão que corre o risco de se tornar avarento e ambicioso no mau sentido da palavra. Por trás de tudo isto está uma personalidade sensível que gosta de ser reconhecida pelos seus valores.

Aquário é um signo com força.
O aquariano é o símbolo da fraternidade. Um dos seus maiores objectivos na vida é contribuir para o bem-estar da humanidade. É de ideias excêntricas, determinado e teimoso; dificilmente inabalável no seu comportamento de "eu é que sei" o que pode criar desavenças nos grupos de pessoas em que se insere,  grupos esses de que necessita " como peixe de água". No entanto não é por razões de segurança de qualquer ordem que necessita de viver em grupo; é só por instinto gregário. Não é ambicioso e o dinheiro que procura ganhar é para admirar a vida num lugar ao sol. A prática do desporto nada lhes diz.  Prefere actividades intelectuais.

Peixes é um signo com força.
Extremamente sensível aos pensamentos e sentimentos alheios. Luta por fazer as coisas acertadamente mas não faz nada com grande empenhamento por falta de força de vontade. Prefere acomodar-se às situações do que lutar por alterá-las ainda que isso interfira com os seus direitos. Não tem ambições por bens materiais. A sua maior preocupação é com o bem-estar dos outros por ser muito sensível ao sofrimento humano ao ponto do sacrifício. É a coregência de Júpiter que dá aos piscianos alguma vitalidade e sentido da sua existência pessoal.

Sol é Regente da Casa7
Dispositores: Sol ->Júpiter ->Sol

Sol na Casa I -  É uma pessoa de vontade firme e de grande vitalidade, de grande iniciativa e poder de liderança. Não é facilmente dominado pelas opiniões ou desejos dos outros, preferindo escolher os seus próprios caminhos. Possui uma noção clara dos seus objectivos,  normalmente atingidos graças à sua intensa energia aliada a uma forte ambição. Há uma necessidade imperiosa de se sentir importante.

Sol em Peixes - Extremamente sensível aos pensamentos e sentimentos alheios. Luta por fazer as coisas acertadamente mas não faz nada com grande empenhamento por falta de força de vontade. Prefere acomodar-se às situações do que lutar por alterá-las ainda que isso interfira com os seus direitos. Não tem ambições por bens materiais. A sua maior preocupação é com o bem-estar dos outros por ser muito sensível ao sofrimento humano ao ponto do sacrifício



Quadratura Lua = Vénus  - Distribui o seu afecto por toda a gente e normalmente acaba por ser atraído pelo pessoa errada podendo resultar disso grandes perdas financeiras. Denota sensualidade e falta de controlo nos sentimentos envolvendo-se com facilidade em qualquer aventura romântica.  Pouco sucesso na vida social e dificuldades em casar.

Sextil Lua = Saturno - Tem bom senso, paciência e muita moderação. Junta estas qualidades à sua perspicácia para os negócios e vai construindo, passo-a-passo, não um império, uma sólida posição financeira. Vida familiar estável e feliz mas muito sujeita às suas tradições familiares.

Oposição Lua = Urano - Grande instabilidade emocional, infidelidade e atitudes muito pouco convenientes podem levar a que a sua própria família tente evitá-lo. Faz amizades num ápice mas como também faz maus julgamentos sobre os amigos desfaz essas amizades ao mesmo ritmo.

Quadratura Lua = Neptuno - Os seus estados de ânimo mudam com muita frequência e nunca consegue definir com alguma clareza os seus sentimentos. Vive de muitas fantasias e a vida doméstica é um caos. Não se deve deixar tentar por qualquer tipo de prática ocultista devendo também evitar o álcool e qualquer tipo de droga.

Conjunção Lua = Ascendente - Quando a Lua está em conjunção com o Ascendente o nativo não tem qualquer dificuldade em exprimir os seus sentimentos.


Mercúrio é Regente da Casa5  Casa8

Mercúrio na Casa I -  É provável que tenha uma inteligência acima da média. Todos os seus actos se regem pela lógica e pelo raciocínio. Além disso é tagarela pela necessidade de se expressar de qualquer forma. Talhado para uma profissão erudita.

Mercúrio em Aquário - Original e objectivo na sua forma de pensar. As verdades estabelecidas não lhe dizem nada; analisa os grandes conceitos universais à sua própria maneira e aceita com facilidade o que os outros consideram como inaceitável. Como Aquário é um signo fixo a sua energia mental é concentrada e potencialmente apta à prática da telepatia. Com facilidade coloca a sua inteligência ao serviço do trabalho em grupo.

Oposição Mercúrio = Júpiter - A avalancha de ideias está muito para lá do tempo de que poderia dispor para as exprimir. São ideias de uma grandiosidade que normalmente nada têm a ver com a realidade. Tem alguma dificuldade em distinguir entre o geral e o pormenor podendo fazer uma tempestade num copo de água. Se puder, evite que lhe comuniquem informações mais confidenciais. Os julgamentos não são correctos porque são feitos de forma precipitada e sem análise de todos os factos.

Trígono Mercúrio = Neptuno - Muita imaginação, fonte de grande inspiração artística, bem como uma grande capacidade para entender os estados emocionais dos outros. Tem a capacidade de ler os seus pensamentos e de exercer influência sobre eles de forma subtil. O seu poder intuitivo permite-lhe tomar iniciativas antecipadas bem sucedidas em relação aos seus opositores nas mais diversas áreas (política,  desporto, finanças etc. ).

Oposição Mercúrio = Plutão - Tem uma grande percepção das suas fraquezas e das fraquezas dos outros e muitas vezes usa esta arma através de um discurso sarcástico e muito directo. Isto pode levá-lo ao ponto de saber mais sobre os pontos fracos dos outros e tentar exercer chantagem sobre eles. Este aspecto não contribui muito para as boas relações.

Quadratura Mercúrio = Meio do Céu - Indica problemas em comunicar abertamente com a família e pessoas relacionadas com o seu trabalho.


Vénus é Regente da Casa9
Dispositores: Vénus ->Vénus

Vénus na Casa III -  O seu amor é votado às manifestações artísticas e culturais. As suas relações amistosas e amorosas são tratados através de um filtro de intelectualidade que lhe confere uma boa capacidade de comunicação com os outros.

Vénus em Touro - É de uma grande estabilidade emocional. Os sentimentos são constantes e duradouros embora se possa tornar possessivo e ciumento. Ama igualmente o luxo e o conforto pelo que o dinheiro é para adquirir as coisas belas de que se faz rodear. Sentido do tacto bem desenvolvido.

Quadratura Vénus  = Urano - Uma grande instabilidade sentimental. Faz e desfaz laços com grande facilidade. As separações e o divórcio fazem parte da sua vida. O gosto por experiências novas e pelo exótico podem conduzir à promiscuidade sexual.

Oposição Vénus  = Neptuno - A imaginação é fértil mas a determinada altura não a distingue muito bem da realidade e deixa-se enganar com muito facilidade. Sujeita-se a entregar-se por completo e de forma impulsiva. Os resultados são quase sempre desastrosos e criam um profundo sentimento de decepção.
Trígono Vénus  = Plutão - Sentimentos muito fortes e um grande poder criativo. A sua capacidade regeneradora leva-o à noção do verdadeiro significado do amor e com facilidade infunde este seu conceito nos outros. Este poder regenerativo pelo amor é como uma bola de neve que vai aumentando na relação com o ente amado. Músico dotado de muito talento.

Quadratura Vénus  = Ascendente - Este aspecto cria algumas dificuldades de relação, em especial na vida conjugal.
Marte é Regente da Casa3  Casa10
Marte na Casa XI -  A sua energia é virada para dinamizar o seu grupo de amigos, normalmente masculinos,.
Marte em Capricórnio - Não desperdiça a energia que Marte lhe confere. Usa-a de uma forma eficiente e canalizada para objectivos bem concretos: a sua carreira, a sua posição social, o seu bem-estar e o dos que lhe são próximos. Grande disciplina e autocontrole. Mas não pode esperar que os outros tenham de ser exactamente assim,  principalmente os seus filhos. Não deixe que o seu espírito calculista ofusque os valores humanos.


Júpiter é Regente da Casa2  Casa6  Casa11
Dispositores: Júpiter ->Sol ->Júpiter

Júpiter na Casa VII - É a imagem da justiça, da benevolência e da honestidade.  Meticuloso e hábil na eventual escolha de parceiros para negócios daí o bom relacionamento com eventuais sócios. Desejo pelo bem-estar dos outros.

Júpiter em Leão - Gosto pela pompa e pelos rituais religiosos. Grande autoconfiança,  optimismo, generosidade e benevolência mas espera receber em troca manifestações de admiração. Predilecção pelas cerimónias e pelo drama, bem como por festas e outros acontecimentos sociais que lhe dão um certo sentimento de grandiosidade. 

Conjunção Júpiter = Plutão - Revela alguém a quem a vida não impõe limitações mas com uma grande vontade de exercer o seu poder.  Uma grande capacidade para entender as motivações alheias bem como para transformar com sucesso conceitos caducos.

Quadratura Júpiter = Meio do Céu - Pensa mais sobre a sua ascensão profissional do que o que faz por ela. Vida familiar com alguns problemas.


Urano na Casa VI - Decerto vai incutir qualquer coisa de original no seu trabalho. Tem simpatia ou dedica-se mesmo a métodos menos tradicionais de cura. Se não houver a liberdade que deseja provavelmente deixará o seu trabalho.

Oposição Urano = Ascendente - Nesta posição Urano predispõe a relações inusuais. Você pode ser ou atrair pessoas bastante individualistas, com grande necessidade de liberdade a nível relacional. Os relacionamentos ou são muito abertos e dinâmicos, ou carecem de factores como a segurança e a estabilidade. Será necessário desenvolver a tolerância e a compreensão mútua ao nível das associações para que estas perdurem. Na falta de amizade, as relações podem ser erráticas, repentinas e instáveis.

Trígono Urano = Meio do Céu - Capaz de levar algo de novo ao seu campo profissional que o conduzirá ao sucesso e à fama.
.
Dispositores: Plutão ->Sol ->Júpiter

Plutão na Casa VII - A sua vida pode ser completamente alterada pelo casamento,  por uma sociedade ou pelas relações com os outros. O seu sentido de justiça é do mais elevado grau.
Quadratura Plutão = Meio do Céu - A maneira como quer transformar tudo e todos pode não ser a mais. Os conflitos motivados por esse comportamento estarão presentes ao longo da sua carreira bem como no seu ambiente familiar.